Desenvolvido em Estrela desde 2017, em uma parceria da Sicredi Ouro Branco RS/MG e o Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o Programa Cooperativas Escolares (CoopEs) ganhará um grande reforço nesta semana. Serão fundadas mais duas cooperativas, que funcionarão junto a escolas da rede municipal. O programa tem projeção de em 2025 movimentar, somente em Estrela, uma das referências estaduais, cerca de 600 jovens associados em agora 11 unidades, de um total de 41 que hoje operam no Estado.
As novas cooperativas serão fundadas por alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental (Emef) Odilo Afonso Thomé Emef Professora Ruth Markus Huber, reforçando a presença da rede municipal no programa. As cerimônias ocorrem nesta na quinta-feira (17), na sede das respectivas escolas. A Odilo Cooper às 9h; e a Cooper Ruth às 14h.
Mobilização
A operação na rede municipal de Ensino Fundamental (Emefs) já abrange seis escolas e, agora com a adesão de mais duas, será responsável por mais de 70% do contingente estrelense em um total de 11 cooperativas.
As Emefs Odilo Afonso Thomé (Odilo Cooper) e Ruth Markus Huber (Cooper Ruth) se juntam agora a Pedro Jorge Schmidt (Coopej), Cônego Sereno Hugo Wolkmer (Coopstar); Arnaldo José Diel (Cooperdiel); Pinheiros (Cooperpin), Leo Joas (Coopeleo) e José Bonifácio (Cooperfacio). No município ainda operam ainda as cooperativas dos colégios Martin Luther (Coopeluther) e Santo Antônio (CSAcooper), além da Cooperativa Escolar Especial Cantinho do Sorriso (Coopeecs), fundada em 2022 pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Estrela, a primeira no País que se tem conhecimento que seja formada e tocada por estudantes de uma Apae.
Para 2025, com as 11 cooperativas de estudantes estrelenses, a projeção é atingir 600 associados e 11 professores orientadores, além de apoiadores. Na área de atuação da Sicredi Ouro Branco RS/MG são 41 Cooperativas Escolares com em torno de 1.6 mil associados e 96 professores envolvidos.
Ações
Além do fomento de projetos próprios, as cooperativas trabalham na formação de futuros cidadãos da comunidade local, com consciência humanitária e coletiva; e na fomentação de lideranças sociais, políticas e empreendedoras. São desenvolvidos, junto aos cooperados, projetos sociais, capacitações e é constantemente incentivada a participação em feiras estudantis, como é o caso local a “Estrelas do Conhecimento”, também em eventos culturais, esportivos e outros, como ainda em pesquisas de trabalhos e ações sociais.
Mesmo tendo enfrentado problemas extras ao longo dos últimos anos, como a pandemia em 2021 e este ano, em especial, as enchentes, o programa não cessou seus encontros e suas ações. Muito por conta do interesse dos próprios alunos em seguir tocando seus projetos. Os encontros das Cooperativas Municipais são finalizados junto ao ano letivo e são retomados em março, conforme agendamento das próprias associações.
______________________________
Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: arquivo/Governo de Estrela