Com Marcelo Caumo de férias, a vice Gláucia Schumacher está tocando os trabalhos na Prefeitura de Lajeado. E em conversa com a Rádio Independente nesta sexta-feira (28), a jornalista, advogada e professora universitária respondeu a questionamentos sobre a sucessão no município.
Com o impedimento de Caumo de concorrer à reeleição devido ao seu segundo mandato, o caminho está aberto dentro do seu grupo político. Gláucia é um dos nomes cogitados dentro do PP, assim como o vereador e engenheiro Isidoro Fornari Neto.
A vice-prefeita evita falar diretamente sobre o assunto, mas mostra-se receptiva. “Nós vamos terminar esse governo. Essa é a preocupação, e no ano que vem se começa a falar desse assunto de eleição, até porque é uma escolha do partido, quem vão ser os candidatos neste novo pleito”, comenta.
Gláucia diz que “é uma honra tu ser prefeita e poder auxiliar a cidade”. “Eu já estou há sete anos vendo o desenvolvimento de Lajeado. Isso te deixa extremamente feliz em poder contribuir, mas tem que avaliar vários outros pontos. Tem que avaliar com a família, que é um ponto que me pesa bastante. Então, eu ainda estou pesando se, por acaso vir o convite, como vamos tratar disso.”
Conforme ela, “seria um desafio enorme, mas com certeza é uma gratidão tu poder estar num cargo desses, conseguir entregar para a comunidade vários projetos e ver Lajeado crescendo dessa forma”, pontua. “A gente realmente se orgulha daqui e quer continuar se orgulhando dessa cidade”, ressalta.
Candidata a deputada
A vice-prefeita tem 48 anos. Em 2022, ela foi candidata a deputada estadual pelo PP e fez, na oportunidade, 20.767 votos, sem alcançar uma cadeira na Assembleia Legislativa do RS.
Nomes
Gláucia e Fornari são cotados pelo PP. Na oposição, são ventiladas as candidaturas dos vereadores Carlos Eduardo Ranzi (MDB) e Sérgio Kniphoff (PT). Ambos já colocaram seus nomes à disposição.
Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br