Entre os 20 municípios do Rio Grande do Sul que tiveram o maior percentual de domicílios atingidos pelas cheias do início de maio, nove são do Vale do Taquari. Muçum teve 66,3% de sua população atingida, Marques de Souza, 32,1%; Relvado, 29,3%; Cruzeiro do Sul, 25,7%; Estrela, 21,2%; Roca Sales, 20,8%; Arroio do Meio, 19,8%; Forquetinha, 16,9% e Colinas, 16,6%.
A informação consta no Mapa Único Plano Rio Grande, lançado pelo Governo do Estado com o objetivo de Identificar e quantificar os endereços, vias, domicílios, empresas, equipamentos públicos e principalmente a população atingida; proporcionar o direcionamento das políticas públicas de forma mais célere e precisa e simplificar processos, acelerando a chegada de recursos a quem necessita.
O trabalho é feito com o mapeamento realizado a partir de imagens de satélite de alta resolução e contempla as áreas afetadas por inundação, enxurrada e deslizamentos. A partir das manchas encontradas são realizados diversos cruzamentos com as bases e informações disponíveis (Ex.: Censo Demográfico; Cadastro Único e cadastros estaduais como os da Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança). Além disso, os municípios, através das Defesas Civis municipais, podem contribuir com a delimitação da área atingida através da autodeclaração enviada ao Estado, com posterior validação da equipe técnica estadual.