Hora:

Líder da maior organização criminosa do sul do Brasil é preso em São Paulo

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 3ª DIN/Denarc, com apoio da Delegacia de Capturas do Deic, coordenados pelos delegados Gabriel Borges e Gabriel Casanova, com apoio do Denarc de São Paulo e da Polícia Rodoviária Federal, após investigação, prenderam na tarde de domingo (30), uma das maiores lideranças do narcotráfico gaúcho em bairro nobre da capital de São Paulo.

O indivíduo ocupa uma das posições de liderança da organização criminosa com sede no Vale dos Sinos que distribui drogas e armas para todo o estado do RS. O apenado possui diversos antecedentes e processos criminais, por crimes como liderar organização criminosa, tráfico de droga, porte de arma de fogo de calibre restrito, lavagem de dinheiro e homicídio.
Na última década o homem esteve preso, transitando em penitenciárias de alta segurança pelo alto nível de periculosidade e risco de resgate. Recentemente o homem regressou do sistema penitenciário federal, ingressando na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas no mês de maio.

Ao regressar do sistema penitenciário federal o apenado, por meio de seu advogado, solicitou ao Poder Judiciário o instituto da prisão domiciliar humanitária. Esse instituto é concedido a detentos que necessitam passar por algum procedimento de saúde que, em tese, não pode ser realizado ou garantida a sua saúde no ambiente carcerário. Desta forma, o preso alegou ao Poder Judiciário que necessitava passar por uma cirurgia em sua perna, em razão de ter estilhaços de projéteis de arma de fogo de um confronto anterior. Nesse sentido, como a Penitenciária Estadual de Charqueadas possui escadas, não viabilizaria que ele fosse encaminhado ao banho de sol diário. Assim sendo, foi concedido o benefício da prisão domiciliar ao apenado, que saiu do cárcere sem monitoramento de tornozeleira eletrônica.

No dia 27 de julho de 2023, por volta das 17h, após recurso interposto pelo Ministério Público, foi revogado o benefício da prisão domiciliar humanitária. O apenado estava num condomínio de alto padrão em Capão da Canoa, e assim que soube da revogação fugiu pra BR 101, em direção a Santa Catarina, em um automóvel de luxo.

Desde então iniciaram-se as ações de busca e captura pelo apenado, que fugiu acompanhado de sua companheira. As equipes efetuaram o seu acompanhamento e verificaram que na manhã de sexta-feira, dia 28 de julho de 2023, ele se instalou em um bairro nobre da cidade de São Paulo.

As informações investigativas vão no sentido de que o apenado foi recebido por membros de uma organização criminosa de São Paulo, com atuação internacional, e por parte deles recebeu todo o apoio logístico para sua estadia, incluindo carros e apartamentos.

O planejamento do apenado era de sair do país em alguns dias, estabelecendo-se como destino provável o Peru, para de lá coordenar toda a remessa de crack e cocaína ao Brasil.

Com a utilização de modernas ferramentas tecnológicas, informações de ordem investigativa e, principalmente, com a ação em conjunto da polícia, na tarde de domingo (30) foi identificado o provável local em que ele estaria. Tratava-se de um restaurante de alto padrão na região nobre de São Paulo.
Após monitoramento, o suspeito foi avistado almoçando. Ele foi abordado e captura. MS

Confira as notícias que são destaque na região do Vale do Taquari.

Assista nosso podcast no Youtube

Siga-nos nas Redes Sociais: