Nesta terça-feira, 28 de maio, ocorreu mais um encontro de diálogo e escuta das expectativas e necessidades da população atingida pelas enchentes no município de Lajeado. Os promotores de Justiça Sérgio da Fonseca Diefenbach e Ana Emília Vilanova, juntamente com a equipe da Central de Práticas Restaurativas, estiveram reunidos, na sede do Ministério Público na cidade, com o prefeito, Marcelo Caumo, e representantes dos moradores de Lajeado.
Na ocasião, foram tratadas questões como a possibilidade de ajuste conjunto quanto à localização das áreas a serem construídas novas casas no município e a possibilidade de entrega de terrenos públicos para construção com recursos da iniciativa privada (doações). “É fundamental a continuidade do diálogo com a administração municipal e a construção com o governo federal”, disse Diefenbach.
O prefeito apresentou o planejamento e as ações em andamento relativas às enchentes ocorridas no ano passado. Segundo ele, está prevista a construção de 386 casas, cujos estudos de viabilidade e análises técnicas, realizados após as inundações de 2023, devem ser replicados para atender às demandas dos moradores atingidos na enchente que assola a região desde o início de maio deste ano.
Também participaram do encontro representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores e do Movimento dos Atingidos por Barragens do Brasil e as servidoras da Central de Práticas Restaurativas Carmen Spalding e Micheli Barbieri.