A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), realiza atividades especiais nesta semana para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. Equipes de Nutrição e de Saúde da Sesa participam das feiras de produtos naturais e orgânicos do município para incentivar a alimentação saudável. Nesta terça-feira, 15/10, a ação ocorreu na Feira do Produtor Rural, próxima ao Parque Professor Theobaldo Dick. Na quarta-feira, 16/10, a programação será na Feira Orgânica do São Cristóvão, na Rua Piauí, 275, das 14h às 16h30.
As atividades têm como objetivo informar e orientar a população sobre qualidade de vida por meio da alimentação saudável. As atividades nas feiras têm a participação de nutricionistas orientando sobre a escolha de alimentos e organização de rotina alimentar. A programação também conta com profissionais de enfermagem que realizam testes de glicose e oferecem a aferição da pressão arterial.
A coordenadora do Serviço de Nutrição da Sesa, nutricionista Adriana Ulsenheimer, ressalta que a alimentação saudável e natural proporciona uma melhor qualidade de vida.
– Estamos nas feiras incentivando a população e orientando que não precisa só comer a verdura ou legume em saladas, também é possível transformar esse alimento e comê-lo de diversas formas, uma delas é o patê, que está disponível para degustação aqui na feira – explica a nutricionista.
Conforme Adriana, o Guia Alimentar da População Brasileira tem como regra de ouro a promoção da alimentação in natura.
– Com a popularização dos alimentos ultraprocessados, nossa missão é incentivar a alimentação com produtos naturais. Temos disponíveis receitas, cartilhas de alimentação, planilha de avaliação da alimentação, brindes e degustações para a população – relata a nutricionista.
A programação ocorre em parceria entre Prefeitura de Lajeado e Emater/RS-Ascar.
Participação
Jorge Augusto Nunes Dorneles, de 70 anos, aproveitou para provar as degustações do estande da Sesa na feira, e também fez os testes de glicose e aferiu a pressão. Morador do Centro de Taquari, diz que sempre frequenta a feira em busca de produtos naturais e mais saudáveis.
– Eu gosto de vir aqui. Dessa vez, já aproveitei para participar dessa ação e medir minha pressão – relata Dorneles.
O morador do Centro de Lajeado, Egon Kieling, de 74 anos, conta que cuida muito da saúde e frequenta a feira todas as terças e sextas-feiras.
– Já medi minha pressão hoje de manhã, mas é sempre bom medir de novo para ver como está. E está normal. O teste de glicose teria um resultado melhor se fosse em jejum, mas também está bom – brinca Kieling.
Texto e fotos: Laura Mallmann