A agência do Sicoob São Miguel, localizada no Bairro São Cristóvão, firmou parceria com a Prefeitura de Lajeado por meio da qual a cooperativa “adota” o Parque Professor Theobaldo Dick, no centro da cidade, que foi impactado pelas cheias do Rio Taquari. Com recursos do Instituto Sicoob, foram adquiridos e doados 50 bancos de concreto e 50 mudas de árvores para recuperação do espaço.
O plantio ocorreu na manhã de sábado (12/10), envolvendo as equipes das agências de Lajeado e Teutônia, além de representantes da prefeitura local.
– O Parque dos Dick é um dos principais pontos de encontro da cidade de Lajeado, onde a comunidade realiza atividades de lazer e práticas esportivas. O plantio de mudas de árvores tem um significado muito especial para toda a equipe, assim como outras ações realizadas com recursos da campanha SOS Rio Grande do Sul e do Instituto Sicoob. Ver este local revitalizado nos enche de orgulho, é uma forma de colaborar com a qualidade de vida dos lajeadenses e da região, de hoje e das futuras gerações – destaca a gerente da agência do Sicoob São Miguel de Lajeado, Jaqueline Herrmann da Silva.
O cooperativismo é um modelo de negócio que se preocupa com o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Em tempos de retomada e reconstrução do Rio Grande do Sul após as cheias, o Sicoob tem dado importante contribuição nesse sentido. A campanha SOS Rio Grande do Sul recebeu mais de R$ 5,2 milhões em doações, e o Sicoob acrescentou mais R$ 10 milhões ao montante para auxiliar as vítimas das enchentes. Esses recursos, administrados via Instituto Sicoob, foram utilizados na aquisição de alimentos, material de higiene e limpeza, móveis, utensílios domésticos, material de construção, reposição de equipamentos para serviços essenciais à população e outros itens que surgiram a partir das necessidades das comunidades.
Plantas nativas e frutíferas
A engenheira florestal da Prefeitura de Lajeado, Sabrina Marques Wolf, acompanhou o plantio das árvores. Ela lembra que o Parque dos Dick foi muito atingido pelas enchentes de 2023 e 2024.
– Em maio o local ficou completamente alagado, e a vegetação ficou debaixo d’água. Tivemos muitas perdas na arborização urbana, muitas árvores morreram. Essa ação do Sicoob é muito importante, permite que façamos a substituição dessa arborização. Tínhamos um parque muito bonito, as árvores já estavam em floração – destaca.
A ação socioambiental de sábado teve o plantio de 12 mudas de jerivá, espécie nativa do Rio Grande do Sul, as quais substituem as palmeiras do parque; 26 de ipê amarelo, árvore símbolo de Lajeado, plantadas ao longo da Rua Santos Filho, que cruza o parque; três de acerola, três de goiaba tailandesa, uma de jabuticaba e cinco de bergamota ponkan, cujos frutos poderão ser consumidos pela população.
Texto e fotos: Leandro Augusto Hamester / Jornalista Correspondente Sicoob